domingo, maio 26, 2024
domingo, maio 26, 2024
Início Alimentação Banana faz bem para humor, sono e coração

Mais Populares

Conheça 10 alimentos que ajudam a combater a prisão de vente

Se você está se sentindo constipado, estes 10 alimentos ajudam a combater a prisão de ventre e vão te livrar dessa dificuldade que tanto...

Cochilar durante o dia preserva a saúde do cérebro e previne contra demência

Achar um tempinho para cochilar durante o dia ajuda a manter a saúde do cérebro e ainda diminui o risco de demência. Uma pesquisa...

Maçã aumenta imunidade e reduz em até 20% Síndrome da Fragilidade em idosos

Uma maçã por dia é o suficiente para aumentar sua imunidade e diminuir os riscos da Síndrome da Fragilidade, doença que reduz a massa...

Banana faz bem para humor, sono e coração

A banana, fruta abundante no Brasil, é exaltada pela sabedoria popular e também por especialistas que vão além, mostrando uma lista imensa de benefícios...

Comentários Recentes

Banana faz bem para humor, sono e coração

A banana, fruta abundante no Brasil, é exaltada pela sabedoria popular e também por especialistas que vão além, mostrando uma lista imensa de benefícios que ela traz para o corpo humano.

A banana é muito mais que gostosa. Nutricionista lista o Top 10 dos benefícios desse santo remédio para o corpo humano – (Foto: Gabriela Sanda / Pixabay)

“A banana é uma fruta que traz diversos benefícios para a saúde, possui função necessária ao metabolismo dos nutrientes, que atuam melhorando os distúrbios intestinais, contribuem função muscular adequada, produção de energia. Antioxidante, ela fortalece o sistema imunológico e ajuda a diminuir o estresse metabólico, contribuindo para o bem estar físico e mental”, disse Vanderneide Costa de Oliveira, especialista em Nutrição Clínica pela Faculdade São Lucas. 

E comer banana logo cedo faz bem: “Por serem leves, fáceis de digerir e hipoalergênicas, as bananas são indicadas como primeiro alimento sólido (introdução alimentar) na infância. Melhoraram os distúrbios gastrointestinais como a diarreia. Regulam os batimentos cardíacos. Garantem o funcionamento dos músculos e nervos”, lembrou a especialista.

Top 10 de benefícios da banana, santo remédio

  1. Boa fonte de potássio, folato e vitaminas C e B6
  2. Fornece energia. Regula os batimentos cardíacos
  3. Diminui a pressão arterial
  4. Garante o bom funcionamento dos músculos e nervos
  5. Promove o equilíbrio do peso
  6. Regula a função intestinal
  7. Evita o colesterol ruim
  8. Aumenta o sistema imunológico
  9. Previne as rugas
  10. Diminui o nível de estresse

Detalhes das riquezas da banana

Fonte boa de vitaminas, uma banana média (115g) fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio, e 10% ou mais da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) de vitamina C e folato. Também fornece 2g de fibra solúvel.

Cada banana contém, aproximadamente, 90 a 100 calorias, principalmente sob a forma de frutose e amido. Como o corpo os converte rapidamente em energia, é um dos alimentos favoritos dos atletas.

Segundo Vanderneide Costa de Oliveira, as bananas são fontes frutíferas de potássio, um mineral importante que contribui para a função muscular adequada, para a saúde do coração, dos músculos e dos nervos.

Banana é uma boa fonte de B6 (piridoxina), com importante participação de coenzima nas reações metabólicas do organismo para a produção de energia celular, melhorando o metabolismo dos aminoácidos, carboidratos e lipídeos.

“Tem excelente função na produção de neurotransmissores, substância importantes para o funcionamento ideal do sistema nervoso. Por ser rica em Vitamina C, um potente antioxidante, uma vitamina que favorece a formação de anticorpos, melhorando as células de defesa, aumentando o sistema imunológico, ajudando a combater resfriados e infeções:, disse Vanderneide, e mais:

“Atua favorecendo a produção de colágeno, diminuindo o estresse oxidativo, ajudando a prevenir o envelhecimento das células da pele e melhorando a cicatrização”.

Tá estressado, triste? Coma banana

“Triptofano, aminoácido que atua na formação dos hormônios que ajudam a melhorar o nível de estresse, que previne a depressão, reduzindo os níveis de ansiedade”.

Ela também é rica em “Magnésio, relacionado à produção da serotonina, neurotransmissor que ajuda a diminuir a ansiedade. Fibra Solúvel (pectina), que ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue, as fibras presentes na banana diminuem a absorção de colesterol a nível intestinal”.

Formas diferentes de comer banana

Segundo a especialista, no Brasil, são cultivadas e consumidas mais de trinta espécies de bananas, sendo que as mais conhecidas são a banana-prata, banana-maçã e a banana-da-terra.

“As duas primeiras são muito saborosas ao serem consumidas madura e crua: amassada com mel, em rodelas com iogurte e vitaminas”, lembrou. Mas tem mais:

“Pode ser adicionada a bolo de banana. A terceira (banana-da-terra] é mais apreciada quando cozida e ou adicionada a crepes, mingau, farofa, escondidinho, cozido de carne com legumes. Banana-da-terra lembra grandes bananas verdes, embora sejam menos doces. Assadas ou fritas e servidas com guarnição, também ficam deliciosas em sopas”, ensinou.

Ótimo lanche durante o dia

A nutricionista recomenda comer banana a qualquer hora do dia. “Saudáveis, nutritivas e saborosas, as bananas são um dos melhores lanches naturais […] Consumir na primeira refeição do dia, por exemplo no café da manhã ajuda a melhorar a capacidade de digestão e absorção dos nutrientes.

 

Fonte: Noroeste News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui