domingo, maio 26, 2024
domingo, maio 26, 2024
Início Alimentação Maçã aumenta imunidade e reduz em até 20% Síndrome da Fragilidade em...

Mais Populares

Conheça 10 alimentos que ajudam a combater a prisão de vente

Se você está se sentindo constipado, estes 10 alimentos ajudam a combater a prisão de ventre e vão te livrar dessa dificuldade que tanto...

Cochilar durante o dia preserva a saúde do cérebro e previne contra demência

Achar um tempinho para cochilar durante o dia ajuda a manter a saúde do cérebro e ainda diminui o risco de demência. Uma pesquisa...

Maçã aumenta imunidade e reduz em até 20% Síndrome da Fragilidade em idosos

Uma maçã por dia é o suficiente para aumentar sua imunidade e diminuir os riscos da Síndrome da Fragilidade, doença que reduz a massa...

Banana faz bem para humor, sono e coração

A banana, fruta abundante no Brasil, é exaltada pela sabedoria popular e também por especialistas que vão além, mostrando uma lista imensa de benefícios...

Comentários Recentes

Maçã aumenta imunidade e reduz em até 20% Síndrome da Fragilidade em idosos

Uma maçã por dia é o suficiente para aumentar sua imunidade e diminuir os riscos da Síndrome da Fragilidade, doença que reduz a massa muscular e a força do indivíduo. Os flavonoides – encontrados em maçãs, uvas, morangos, mirtilos, entre outras frutas – estão associados ao aumento da imunidade e proteção da saúde.

Embora não haja uma ligação significativa entre a ingestão de flavonoides e a fragilidade, um maior consumo desses metabólitos foram associados à prevenção da fragilidade.

A descoberta é de pesquisadores da Escola de Medicina Harvard, em Boston, nos Estados Unidos (EUA), depois de um experimento realizado com 1.791 pessoas, acompanhadas por 12 anos, e publicado no American Journal of Clinical Nutrition.

Fortalecendo a imunidade

Aproximadamente 10 a 15% dos idosos apresentam a Síndrome da Fragilidade, uma doença que pode levar a um maior risco de quedas, fraturas, incapacidade, hospitalização e mortalidade.

10 mg de flavonoide, substância encontrada na maça, reduz em 20% o risco de desenvolver a Síndrome da Fragilidade, que acomete normalmente idosos e aumenta a chance de quedas – (Foto: Reprodução/Freepik)

A principal dica para prevenir a Síndrome é aumentar a ingestão de proteína, mas o que os pesquisadores descobriram pode estar prestes a mudar isso.

“Pode haver alguma validade no velho ditado, uma maçã por dia mantém o médico longe”, disseram os autores do estudo. “Nossas descobertas sugerem que, para cada 10 mg de ingestão de flavonóides por dia, as chances de fragilidade foram reduzidas em 20%”.

A dieta é fácil de ser seguida, uma vez que uma maçã de tamanho médio já tem cerca de 10 mg da substância.

O estudo

Para chegar a tal evidência, os pesquisadores analisaram 1.701 dietas de pessoas por 12 anos.

O resultado apontou uma ação anti-inflamatória, anti bacteriana, anti alérgica e antiviral, para os flavonoides.

Elas são facilmente encontradas em diversas frutas e vegetais como brócolis, cebola, espinafre e couve.

Ao longo dos anos de duração do estudo, 13,2% dos participantes acabaram desenvolvendo a Síndrome da Fragilidade.

Aqueles que tiveram um maior índice de ingestão de flavonoides reduziram o risco de desenvolver a Síndrome em 20%.

Mais benefícios

E não para por aí, a maçã reduz os riscos de Síndrome da Fragilidade e muito mais!

A fruta também ajuda a fortalecer a imunidade e o quadro geral de proteção da saúde, graças à quercetina, um tipo de flavonoide.

Essa substância está presente em grandes concentrações em frutas vermelhas, além de temperos como a cebola, salsa e sálvia.

 

Fonte: Sci Tech Daily

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui