domingo, maio 26, 2024
domingo, maio 26, 2024
Início Alimentação Conheça 10 alimentos que ajudam a combater a prisão de vente

Mais Populares

Conheça 10 alimentos que ajudam a combater a prisão de vente

Se você está se sentindo constipado, estes 10 alimentos ajudam a combater a prisão de ventre e vão te livrar dessa dificuldade que tanto...

Cochilar durante o dia preserva a saúde do cérebro e previne contra demência

Achar um tempinho para cochilar durante o dia ajuda a manter a saúde do cérebro e ainda diminui o risco de demência. Uma pesquisa...

Maçã aumenta imunidade e reduz em até 20% Síndrome da Fragilidade em idosos

Uma maçã por dia é o suficiente para aumentar sua imunidade e diminuir os riscos da Síndrome da Fragilidade, doença que reduz a massa...

Banana faz bem para humor, sono e coração

A banana, fruta abundante no Brasil, é exaltada pela sabedoria popular e também por especialistas que vão além, mostrando uma lista imensa de benefícios...

Comentários Recentes

Conheça 10 alimentos que ajudam a combater a prisão de vente

Se você está se sentindo constipado, estes 10 alimentos ajudam a combater a prisão de ventre e vão te livrar dessa dificuldade que tanto incomoda. A lista é simples reúne algumas frutas, sementes e muito líquido. Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, 30% da população brasileira tem esse problema recorrente. Veja como combater!

Não é nada confortável ficar horas, ou até dias sem ir ao banheiro, não é? A enfermidade pode trazer problemas sérios para o intestino e deve ser sempre investigada.

Alimentos como o mamão, ameixa, banana e aveia são aliados para quem quer manter o intestino sempre saudável. Bora incluir eles na dieta e tirar de vez o incômodo da constipação na sua vida?

Consequências

Para o gastroenterologista Ronaldo Carneiro Santos, a constipação é uma situação de emergência médica, e que precisa ser tratada seriamente.

De baixo índice glicêmico e rica fonte de fibras, o mamão é uma das frutas mais indicadas para quem quer fazer as pazes com o trono – (Fotos: Reprodução/Freepik)

Postergar a ida ao hospital, pode complicar ainda mais o problema e trazer graves consequências.

“Fissuras no ânus, hemorróidas e divertículos intestinais são doenças bastante frequentes e associadas à constipação”, disse o médico.

O profissional lembrou ainda que a prisão de ventre pode aumentar a chance de desenvolvimento de câncer no intestino.

Alimentos saudáveis

É por isso, que se você sofre desse problema, além de procurar ajuda médica, incluir estes 10 alimentos na dieta pode ajudar muito na melhora!

Veja quais são os alimentos indicados para combater a prisão de ventre:

1 – Mamão

O mamão é uma das melhores frutas para se comer quando está com prisão de ventre. Rico em fibras, o alimento ajuda na saúde intestinal, facilitando as funções e evitando a constipação.

2 – Ameixa

Rica em fibras e sorbitol, um açúcar natural que tem efeito laxante, a ameixa, consumida regularmente, ajuda a aumentar o volume de idas ao banheiros.

O bom desse ingrediente é que ele é bem versátil e você pode incluí-lo em frutas, vitaminas, saladas, geleias e muito mais.

3 – Aveia

Outro alimento muito indicado pelos profissionais da saúde é a aveia. O alto teor de fibras ajuda na manutenção do funcionamento digestivo, além de ser rica em betaglucanas, fibra que oferece várias vantagens à nossa saúde.

“A betaglucana é um tipo de fibra solúvel que diminui a absorção do colesterol e açúcar”, explica a nutricionista Pollyanna Ayub.

4 – Banana

As fibras presentes na banana funcionam como um laxante natural, auxiliando na formação das fezes e estimulando movimentos no intestino.

Além disso, a fruta é muito conhecida por ser uma fonte de frutose, outro nutriente que ajuda na saúde do trato gastrointestinal.

5 – Pera

A pela é deliciosa para comer in natura, em saladas ou até mesmo com uma canelinha em cima.

A fibra presente na casca do alimento, estimula o trânsito intestinal, enquanto as fibras solúveis agem na absorção da água, deixando as fezes mais macias. A pera também é rica em sorbitol, um agente para aliviar ainda mais a constipação.

6 – Laranja

Essa também combina com tudo, né? Um suco, temperando a salada ou para comer de tardezinha depois do almoço.

A laranja é rica em fibras como a pectina, e água, que ajudam a hidratar e regular o intestino.

Outra vantagem é a vitamina C, que atua para fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o corpo de doenças.

7 – Uva

A uva está no ranking por ter uma grande quantidade de água, que ajuda a hidratar o intestino e facilitar a evacuação das fezes.

O alimento é também fonte de antioxidantes, que protegem as células intestinais e fortalecem a saúde do trato digestivo em geral.

8 – Linhaça

Uma das sementes mais importantes para se consumir e manter na rotina alimentar é a linhaça. Rica em fibras, ela vai te ajudar a ir ao banheiro e estimular o movimento para que a evacuação seja da melhor forma possível.

A semente também alivia a irritação das paredes intestinais e suaviza os efeitos causados pela constipação.

9 – Quinoa

A quinoa é também um dos alimentos indicados para combater a prisão de ventre.

Altamente nutritiva e versátil, a quinoa é rica em proteínas, minerais e vitaminas que oferecem uma série de vantagens para o corpo.

Por conter carboidratos de digestão lenta, ela ajuda a regular o intestino, além de prevenir doenças como a osteoporose e doenças do coração.

10 – Chia

A chia é considerada por muitos nutricionistas como um superalimento. Bastante eficaz contra a prisão de ventre, ela é uma fonte excelente de fibras, que ajudam o intestino e combatem a constipação.

O alimento também tem a capacidade de absorver água, formando uma espécie de gel que mantém o intestino hidratado.

 

Fonte: HZ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui