Lewandowski deixa Ministério da Justiça nesta sexta-feira, confirma Planalto

08 de janeiro de 2026 às 15:28
Política

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski - Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Por Francês News

O Palácio do Planalto confirmou, por meio do ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, que o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, deixará o cargo nesta sexta-feira (9). A exoneração deve ser publicada no Diário Oficial da União ainda neste dia. Lewandowski já havia comunicado sua saída a secretários e assessores no início da semana, e seu gabinete em Brasília já foi totalmente esvaziado.

Segundo apurou a CNN, o ministro entregou sua carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e disse a interlocutores que deixa o governo com a sensação de dever cumprido. Entre as entregas de sua gestão estão o envio ao Congresso de projetos considerados prioritários, como a PEC da Segurança e o PL Antifacção, além da criação do protocolo nacional de reconhecimento facial e do sistema unificado de antecedentes criminais — medidas apresentadas como alternativas às propostas que ainda aguardam votação no Legislativo.

O Planalto ainda não divulgou oficialmente o nome do sucessor, mas o secretário-executivo da pasta, Manoel Carlos Almeida, assumirá interinamente. Nos bastidores, o nome mais cotado para comandar o Ministério da Justiça é o do jurista Wellington César Lima e Silva, ex-ministro da Justiça no governo Dilma Rousseff e que mantém bom relacionamento com Lula e com a ala baiana do governo.